O Movimento de Cursilhos de Cristandade é um Movimento eclesial que, mediante um método próprio, possibilita a vivência e a convivência do fundamental cristão, ajuda a descobrir e a realizar a vocação pessoal, criando núcleos de cristãos, que irão fermentar de Evangelho ambientes.
O Cursilhista é um cristão que busca, movido pela ação do Espírito Santo, viver essa espiritualidade:
Da definição extraímos as finalidades do MCC:
O Método do MCC se centra:
Ele tem as seguintes características: querigmático; cristocêntrico; testemunhal; pessoal; caminho de conversão; comunitário e indutivo.
O Pré-Cursilho, o Cursilho e o Pós-Cursilho (os três tempos do MCC) constituem um todo indivisível. Para que o Movimento seia autêntico e para sua finalidade seja alcançada, o Método deve ser aplicado na sua totalidade; em coerência com a finalidade concreta de cada um dos seus tempos.
O MCC oferece aos leigos, através das formas e do processo dinâmico do Pós-Cursilho, os meios para que se cumpram o que se lhes exige como membros da igreja: a vocação à santidade; a participação na comunidade; a evangelização.
O Pós-Cursilho se destina a ajudar os leigos a cumprir as exigências, na medida em que eles se esforçam para alcançar a finalidade última do movimento: “criar pequenas comunidades que fermentem de Evangelho os ambientes”.
O MCC desenvolve sua ação evangelizadora por meio de pequenas comunidades de cristãos. E, como auxílio ou e para estas Pequenas Comunidades, as Reuniões de Grupo, as Ultréias, ou Assembleias Mensais dessas comunidades.
O Método de trabalho missionário das pequenas comunidades ambientais é VER, JULGAR e AGIR – VJA. A ação das pequenas comunidades nos ambientes caracteriza-se por ser uma ação transformadora, de acordo com os postulados da Nova Evangelização.
As prioridades do MCC decididas em Assembleias Nacionais à luz do Documento de Aparecida são:
Definição: É uma comunidade de cristãos que, desejando ser discípulos, procuram capacitar-se.
Na dinâmica desse conhecimento incluem-se a convivência fraterna, o estudo da Palavra de Deus e sua conscientização, a planificação racional da ação evangelizadora e os caminhos do MCC para atingir seus objetivos. A Escola é, pois, fundamentalmente, vivencial.
Estruturas operacionais
Por estruturas operacionais, entendem-se aquelas que ajudam o Movimento a alcançar seus objetivos. Fundamentalmente são duas: a ESCOLA e os GRUPOS EXECUTIVOS (Diocesanos, Regionais e Nacional).
São grupos constituídos por cristãos responsáveis pelo MCC nas Dioceses (GED), nas Regiões Pastorais em que está dividida a Igreja no Brasil (GER), e no nível nacional (GEN).
Não são organismos de mando e não exercem qualquer poder, nem tem jurisdição sobre outros grupos. São, antes, sinais e promotores de comunhão e participação.
A formação integral dada na Escola, deve abranger:
Fonte: www.cursilho.org.br/quem-somos/
Assessor Arquidiocesano: Pe. Leonardo Sérgio Rosa Carvalho