quinta-feira 5c4c41

, 22 de maio de 2025

Síntese das dioceses e repercussão do Sínodo são destaque no primeiro dia de trabalho da Assembleia do Regional Leste 2 3k31m

28 de novembro de 2023

A Missa com Laudes abriu a manhã de trabalhos desta terça-feira, 28 de novembro, Assembleia Ampliada do Conselho Episcopal Regional (CONSER) do Regional Leste 2 da CNBB.  A celebração foi presidida por Dom José Carlos de Souza Campos, Presidente e Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG); Dom Airton José dos Santos, Vice-presidente e Arcebispo Metropolitano de Mariana (MG); e Dom Joel Maria dos Santos, Secretário e Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG).

Na homilia, Dom José Carlos acolheu aos presentes e pediu orações pelo bom êxito de mais uma Assembleia. O Arcebispo também refletiu sobre o regional, que compreende todo o estado Minas Gerais, e sobre o amor de Deus, a partilha do pão e a conivência fraterna. “Nesses dias em que estamos reunidos, teremos a oportunidade de ver, escutar e caminhar juntos, tendo Jesus como centro e razão de toda evangelização”, afirmou.

Após esse momento, os 98 participantes se encaminharam para o café da manhã e depois ao auditório para iniciar a primeira sessão de trabalho. No plenário, o Assessor Padre Geraldo Luiz de Mori apresentou uma análise de conjuntura eclesial a partir da síntese do Sínodo que cada (arqui)diocese fez.

De acordo com o Padre Geraldo, a etapa da escuta feita nas (arqui)dioceses suscitou boas expectativas. “Grande parte dos relatórios constitui um material precioso para a organização da pastoral em nível diocesano, que apontam caminhos a serem seguidos”, informou.

“As quase 200 páginas que recolhem são de uma riqueza impressionante e seguem aquilo que o Papa Francisco propõe como dinâmica eclesial da ação pastoral: mais que dominar espaços, é preciso inaugurar processos”, acrescentou.

Houve também interação entre a assembleia e o assessor com mediação da presidência do Regional Leste 2.

Sínodo 2021-2024 será tema de reflexão durante todo o dia 5f4d4o

No período da tarde, o plenário seguirá repercutindo sobre o Sínodo. Dessa vez, com uma mesa redonda com a participação dos convidados: Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari (BA); Sônia Gomes de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB); Cristina dos Anjos, Cáritas Nacional; e Padre Júlio César Evangelista Resende, Pastoral da Educação da CNBB Nacional.

A pauta também terá uma apresentação da Ajuda à Igreja que sofre (ACN Brasil), com a presença de Ana Cecília de Oliveira Giorgi Manente, presidente da ACN Brasil, e Valter Moises Callegari, diretor Executivo da ACN.

Já à noite, os participantes da Assembleia serão divididos em nove grupos com o objetivo de criar mais espaços de interação entre eles. Cada grupo teve um moderador responsável por produzir um material com apontamentos.

Presença da Arquidiocese 4c6g4r

Além de Dom Airton, outros sacerdotes e leigos e leigas da Arquidiocese de Mariana estão participando da Assembleia, como o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, e o Representante dos Presbíteros da Arquidiocese, Padre Mauro Lúcio de Carvalho.

Texto e fotos: Assessoria de comunicação da CNBB Leste 2

Veja também:

Assembleia Ampliada do Conselho Episcopal Regional do Leste 2 refletirá sobre a Igreja Sinodal

VEJA TAMBÉM 1n2j56