sábado 6g5531

, 24 de maio de 2025

Sacerdotes e colaboradores da Casa do Padre, em Barbacena, participaram de confraternização pelo fim do ano 2r4h1d

04 de janeiro de 2024 Arquidiocese

Em clima de fraternidade e gratidão, os padres e funcionários da Casa do Padre, na cidade de Barbacena (MG), reuniram-se em almoço de confraternização no último dia 22 de dezembro.

Os presbíteros responsáveis por cuidar e istrar a Casa, Padres Sebastião César Moreira, OCS e Afonso Chagas, OCS, organizaram um almoço comemorativo, no refeitório do Centro Regional de Pastoral, celebrando o ano de 2023 e suas conquistas.

Na oportunidade, alguns dos sacerdotes do clero marianense também estiveram presentes. Também os funcionários da Casa, da Paróquia Bom Pastor e do Centro de Pastoral Regional participaram como convidados, levando seus familiares para conhecer não só o local de trabalho, mas cada padre que faz parte de sua rotina diária.

O vigário Episcopal da Região Mariana Sul, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, presente na confraternização, ressaltou a importância de momentos como esse e da acolhida por parte de outros padres aos irmãos sacerdotes que são, hoje, assistidos pela Casa.

Os padres de Barbacena e da Região Mariana Sul também participaram do almoço.

“Foi um momento muito importante e sinalizando também a necessidade desse local de acolhida a esses padres que deram uma contribuição bonita para nossa Arquidiocese e que agora estão cuidando da saúde, em repouso. Cabe a nós, padres que estamos na atividade, [ser] esta visita, esta presença. Foi um momento muito rico! Que se repita outras vezes e que nossos irmãos sacerdotes reservem um tempinho na agenda para visitar a esses irmãos que estão na Casa dos Padres”, disse Padre Adelson.

Há dois anos e sete meses como cuidador dos padres da Casa, João Gualberto Barbosa frisou o quanto é gratificante o convívio, que vai além das funções de cuidador. “Trabalhar como cuidador na Casa dos Padres, não é só um trabalho: é um momento de partilha, de convivência e de troca de experiências, onde eles relatam um pouco da sua vivência, do que aram. O trabalho fica gratificante e tranquilo. Fico muito feliz em prestar esse serviço à Arquidiocese, de contribuir com o cuidado de cada um”, descreveu João Gualberto.

“Nesse almoço, outros padres da cidade puderam compartilhar um pouquinho dessa rotina, desse convívio, o que contribui muito para saúde daqueles que hoje requerem mais cuidados e que estão na Casa, sendo assistidos”, complementou o cuidador.

Para o Padre Jorge Henrique Abreus Tanus, , Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Barbacena, “a participação no almoço de fim de ano na Casa dos Padres foi importante no fortalecimento da amizade. Também proporcionou o convívio fraterno com os padres, em especial, aos residentes da casa. Me alegra rever, conversar com os padres mais experientes na evangelização”.

A Casa do Padre 1j573z

Estrutura do prédio. Foto: Pe. Edir

Inaugurada em janeiro de 2023, em prédio ligado à Paróquia Bom Pastor, em Barbacena, a Casa do Padre tem como objetivo acolher aos sacerdotes idosos ou enfermos e está sob os cuidados dos religiosos da Congregação Oblatos de Cristo Sacerdote.

Segundo o da instituição, Padre Sebastião César Moreira, OCS, essa Congregação religiosa tem como carisma servir o Cristo Sacerdote nos presbíteros. “A palavra oblação quer dizer colocar a serviço. Nesse sentido, Jesus foi o maior oblato do Pai, a serviço da humanidade. Assim, nosso carisma se traduz em auxiliar pastoralmente os sacerdotes em todas as suas necessidades”, explicou.

Há quase um ano à frente dessa ação, Padre Sebastião descreve esse trabalho como “muito bonito e dignificante”. “Longe de ser simples e fácil, mas, ao mesmo tempo, servimos Cristo na pessoa daqueles padres que cuidamos. Hoje estamos cuidando deles e amanhã podemos precisar de cuidados de alguém. Portanto, é um serviço de doação em favor dos padres, que aqui estão”, afirmou.

Sobre a confraternização do último dia 22, Padre Sebastião afirmou que ela teve como objetivo “mostrar a beleza da fraternidade, com a presença dos padres e funcionários, valorizando o que já fizeram e doaram de si em favor da Igreja”.

“Devemos ver neles o Cristo. Jesus diz, no Evangelho de Mateus, capítulo 25, ‘tudo que fizermos aos pequenos é a Ele que estamos fazendo’. Uma pessoa que precisa de cuidados, seja idoso ou doente, é uma pessoa que precisa da atenção, da acolhida, da compreensão, do auxílio, amizade e fé. É o que tentamos fazer e, portanto, é uma bênção e me sinto muito bem, fico feliz de estar aqui vivenciando com eles e fazendo uma experiência na minha vida sacerdotal como Oblato de Cristo”, frisou Padre Sebastião.

A Casa do Padre acolhe, atualmente, quatro padres assistidos e dois padres da Congregação Oblatos de Cristo Sacerdote como responsáveis. Auxiliados pelo cuidador de idosos, João Gualberto, a Casa permite que os padres recebam visitantes que queiram conversar com os padres, relembrar histórias da época de atividade sacerdotal, desde que estas sejam previamente agendadas.

A instituição está situada à Rua Padre Manoel Rodrigues, no Bairro do Carmo, em Barbacena.

Texto e fotos: Ana Paula Mendes dos Santos