No domingo, 18 de maio, a Paróquia São Manoel, em Rio Pomba (MG), viveu um momento marcante de fé, comunhão e espiritualidade. Com a presença de cerca de 200 paroquianos, a comunidade realizou uma peregrinação à Catedral da Sé, na cidade histórica de Mariana (MG), conduzida pelo pároco Padre Luizmar Rocha da Silva, como parte das celebrações do Ano Jubilar da Esperança.
A romaria teve como principal objetivo a agem pela Porta Santa da Catedral, um gesto profundamente simbólico neste tempo de graça. A Porta Santa é sinal visível da misericórdia de Deus, sendo um dos elementos centrais do Ano Jubilar, que oferece aos fiéis a possibilidade de alcançar a Indulgência Plenária, expressão do amor e do perdão divino.
A peregrinação a Mariana representou muito mais do que um deslocamento físico, foi uma verdadeira jornada de fé e transformação interior. Atentos ao chamado da Igreja para este tempo de graça, os fiéis vivenciaram intensamente os os espirituais necessários para alcançar a indulgência plenária.
Segundo o Padre Luizmar, a peregrinação foi um momento privilegiado de renovação da esperança cristã.
“A Igreja nos concede nesse tempo de graça a indulgência plenária, e para recebê-la, a peregrinação e a agem pela Porta Santa são essenciais, junto com os demais sacramentos e orações”, destacou o sacerdote.
A mobilização da Paróquia foi expressiva, pois quatro ônibus saíram de Rio Pomba logo nas primeiras horas do domingo, com fiéis de todas as idades. O clima era de alegria, oração e fraternidade. Já em Mariana, às 15h, os peregrinos participaram da oração do Santo Terço, e, em seguida, peregrinaram até a Catedral para a Celebração Eucarística às 16h, na Catedral.
Para a peregrina Lávinia Aparecida, o dia teve um significado especial, pois “visitar a Arquidiocese de Mariana foi uma experiência incrível, que, com certeza, fortaleceu muito a minha fé. Participar desse momento de peregrinação com o nosso Padre Luizmar e nossa comunidade foi muito emocionante e enriquecedor. Voltei para casa com a alma renovada e o coração cheio de gratidão. A Arquidiocese de Mariana é um verdadeiro tesouro da fé católica brasileira, um lugar que recomendo a todos que buscam história, beleza e encontro com Deus. E por fim, quero agradecer e parabenizar todos os envolvidos e que tenhamos mais momentos assim!”, declarou, emocionada.
A peregrinação da Paróquia São Manoel integra o conjunto de ações propostas neste período especial, que tem como missão reacender nos corações a confiança no amor de Deus e o desejo de viver segundo os ensinamentos de Cristo.
Um compromisso com a fé e ao promover essa romaria, reforça seu compromisso com a formação espiritual e a vida sacramental dos fiéis, buscando ser sinal vivo da presença de Cristo na comunidade. Que este gesto de fé produza muitos frutos de amor, perdão e esperança nos corações dos que participaram e inspire outros a também viverem com intensidade este tempo jubilar.
Texto: Gustavo Gomes – Adaptado.
Fotos: Diego Alves.
Veja mais registos da peregrinação.