A alegria tomou conta de todo o planeta nessa quinta-feira. O dia histórico de 8 de maio marca o início do pontificado de Leão XIV, o Papa de número 267 da história do cristianismo.
O Cardeal Robert Francis Prevost aceitou o chamado para ser Papa e surpreendeu a crônica vaticanista pela rápida eleição. O sucessor de São Pedro assume a varanda da Basílica e expressa no olhar toda a sua alegria e emoção ao ouvir os badalos dos sinos e a multidão na Praça o ovacionando e o acolhendo com um abraço de filhos. A cena do seu olhar fixo e emocionado marca a história daquele que marcará a história da Igreja.
Suas primeiras palavras foram as primeiras palavras do Cristo Ressuscitado ao encontrar os discípulos tristes: “A Paz esteja convosco” (Jo 20, 19-31). Palavra que repetimos na Sagrada Liturgia e à qual respondemos resolutamente: “Ele está no meio de nós!”. O novo Papa nos deseja a paz e quer que tenhamos a certeza de que “Ele está no meio de nós” como quem nos ama infinitamente. “Deus nos ama, Deus ama a todos vocês, e o mal não prevalecerá!”. Como é bom reafirmarmos isso sempre!
Leão nos lembra de seu amigo Francisco e o agradece com afetuosa menção e um caloroso “Obrigado, Papa Francisco!”. Assim, acena que aprendeu com seu amigo e dará continuidade, reafirmando que na Igreja a lógica da continuidade é o sinal da ação do Espírito Santo agindo em todos os tempos. A paz, a justiça, a unidade, o diálogo, a sinodalidade e a missão estarão na linha de frente da sua comitiva evangelizadora.
Por fim, o agostiniano destaca o inspirador da sua ordem, Santo Agostinho. Poderia ter destacado outras centenas de frases célebres e densas do doutor da Igreja, mas destacou a que expressa o sentido de humildade: “com vocês sou cristão e para vocês bispo”. O que isso quer dizer à Igreja? O tempo nos ensinará.
Obrigado, Papa Leão XIV! Obrigado pelo seu generoso sim! Conte com nossas orações pelo seu pontificado. Juntos vamos dar continuidade à missão de Jesus Cristo! Nos confirme na fé e nos ensine a amar, sempre mais, Jesus e sua Igreja.
Padre Róbson da Cunha Chagas
Departamento de Comunicação (DACOM)
Foto: Vatican News