Entre os dias 4 e 13 de maio, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), celebrou, com júbilo, e festa de sua padroeira e o Jubileu de Ouro pelos 50 anos de fundação da Paróquia.
A novena preparatória para o grande dia iniciou-se no dia 04 com uma programação diária intensa, sempre com oração do Santo Terço às 18h, seguida da Santa Missa às 19h e da coroação à Nossa Senhora. A cada noite, uma celebração presidida por padres convidados e marcada pela presença de diferentes pastorais, movimentos e serviços paroquiais.
No dia 5, o pároco da Paróquia de São João Batista, em Viçosa, Padre Geraldo Martins, conduziu a celebração preparada pela Catequese e pela Pastoral do Batismo. No dia 6, o Bispo da Diocese de União da Vitória (BA) e filho da Arquidiocese de Mariana, Dom Walter Jorge, presidiu a missa com o Encontro de Casais com Cristo (ECC) e a Pastoral Familiar na condução do Terço.
Dia 7, o pároco da Paróquia Santa Cruz, em Santa Cruz do Escalvado (MG), Padre Márcio Henrique, celebrou com a colaboração da Pastoral do Dízimo e da Casa da Caridade. No dia 8, o pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jeceaba (MG), Cônego Geraldo Francisco Leocádio, conduziu a celebração com as pastorais da Sobriedade, Carcerária, Pessoa Idosa e Esperança.
Já o dia 9, foi a vez do pároco da Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Tugúrio (MG), Padre Wagner Balbino, fazer-se presente, e, nesse dia, destacou-se a força da oração com os Vicentinos, Apostolado da Oração, Mães que Oram pelos Filhos e o Terço dos Homens.
O sábado, dia 10, foi todo dedicado ao cuidado e à ternura pastoral para com os enfermos, um sinal da misericórdia de Deus. Às 15h houve a Santa Missa com a Unção dos Enfermos, momento profundamente tocante que reuniu idosos, enfermos e seus familiares em busca de alívio, consolo e graça. A igreja se transformou num verdadeiro hospital da alma.
À noite, o pároco da Paróquia Santo Antônio, em Itaverava (MG), Padre Luiz Antônio, presidiu a Santa Missa das 19h. Antes dela, a oração do Santo Terço foi conduzida, com reverência, pela equipe de liturgia, corais, ministros e servidores do altar.
A alegria da juventude e a consagração à Nossa Senhora fortaleceram as paraliturgias do domingo, dia 11. Pela manhã, houve uma Missa às 7 e outra às 10h, onde as crianças fizeram a consagração à Mãe de Fátima. À noite, os jovens do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), grupos de jovens e o Serviço de Animação Vocacional (SAV) conduziram o Terço, em seguida, a Santa Missa foi celebrada pelo pároco da Paróquia Sant’Ana, em Guaraciaba (MG), e Vigário Episcopal da Região Pastoral Mariana Leste, Padre Geraldo Felício da Trindade. A Consagração dos Jovens à Nossa Senhora finalizou o dia, um gesto forte e emocionante da entrega das novas gerações à fé.
Preparando o coração para o grande dia, na segunda-feira, 12, o Capelão Ordinário Militar, Padre Rodrigo Arthur, presidiu a celebração com participação da Renovação Carismática Católica (RCC), do Rosário de Nossa Senhora e da Pequena Via.
O dia 13 de maio amanheceu em festa. Ele foi marcado pela celebração solene dos 50 anos e a consagração à Mãe de Fátima. Às 7h, a igreja já estava repleta de fiéis para a primeira missa do dia. À noite, o Bispo Diocesano de Colatina (ES) e filho da Arquidiocese de Mariana, Dom Lauro Versiani, presidiu a Santa Missa Solene dos 50 anos de fundação da Paróquia, com todas as comunidades presentes.
Ao final da celebração, a Procissão Luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Fátima percorreu as ruas da cidade, iluminada pelas velas, fé e emoção. A chegada foi marcada por mais um momento de consagração, seguida da tradicional coroação da imagem.
Todas os dias da novena foram acompanhados por noites culturais animadas, com barraquinhas de comidas típicas, sorteio de prêmios, apresentações artísticas, leilões e sorteios. Momentos que fortaleceram os laços de amizade, partilha e serviço entre as famílias e os diversos grupos paroquiais. Uma convivência fraterna entre a comunidade.
Para o Pároco, Padre Reginaldo Coelho, “celebrar a festa da padroeira e dos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi um momento muito especial, de gratidão a Deus e a todos os paroquianos. Que nossa paróquia continue sua missão de anunciar a beleza do Evangelho de Cristo e que todos possam fazer a experiência pessoal do encontro com Ele em cada eucaristia celebrada. Deus abençoe todas as pastorais e movimentos de nossa paróquia que ajudaram neste jubileu e todas as pessoas que participaram”, frisou o pároco.
Que Nossa Senhora de Fátima continue intercedendo por esta comunidade que, há meio século, caminha na luz do Evangelho e no amor fraterno.
Os dias da novena em honra a padroeira, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, foram marcados por intensa espiritualidade, forte participação da comunidade, e um verdadeiro testemunho de fé viva e partilhada.
Todavia, o dia 4 de maio foi um marco inesquecível na caminhada paroquial. Depois de meses de evangelização intensa, as Missões Paroquiais chegaram ao fim. Várias casas das dez comunidades da paróquia receberam a visita dos missionários leigos, que levaram a Palavra de Deus, oração e escuta fraterna.
O encerramento das missões foi celebrado com uma Caminhada Missionária, tendo a Cruz Peregrina à frente, símbolo jubilar dos 50 anos. Ela Saiu do Colégio Viçosa percorrendo as ruas com cânticos e orações, reunindo fiéis das comunidades e pastorais até chegar à matriz, onde a cruz foi fixada no adro da igreja. Esse gesto selou o tempo missionário com um símbolo de fé que permanecerá como memória viva na história paroquial.
Ainda no mesmo dia, foram celebradas três missas, uma às 7h, com a comunidade reunida logo cedo em oração; outra às 10h, com as crianças, marcando a consagração dos pequenos a Nossa Senhora; e a última às 19h, Missa Solene de abertura da Novena. Outro momento emocionante foi a inauguração do busto do Padre Geraldo Paiva, primeiro pároco da paróquia, homenageado, com gratidão e reverência, por ter semeado a fé que floresce até hoje.
Texto: Pascom Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Adaptado.
Fotos: Marina Rivelli